A importância da avaliação e controlo de treino e do seu potencial para o desportista é inquestionável. Irá trazer mais e melhor informação para que o processo de treino seja melhor aplicado a cada atleta.
Avaliar o quê? Para quê? E quando? São questões que se levantam a treinadores e atletas.
Avaliar e controlar o quê?
Há um enorme número de variáveis que podem ser avaliadas em qualquer atleta, quanto mais alto for o seu nível competitivo, mais necessidade há em controlar tudo o que seja possível. Mas o importante é avaliar algo que faça sentido para a modalidade desportiva em questão, para o momento da época, para o planeamento de treino realizado e claro para o atleta.
Normalmente avaliar e controlar variáveis como frequência cardíaca, velocidade, força, técnica e condicionantes fisiológicas como limiar anaeróbio e Vo2max trazem já muita informação para melhorar o planeamento do treino.
Avaliar e controlar para quê?
A avaliação e controlo de treino é essencial para que o treinador possa aferir se está a haver evolução e para dirigir corretamente o planeamento do treino.
Normalmente sempre com vista a perceber a evolução pretendida e para indicar zonas de treino, cargas e tempos de recuperação para os treinos. Pode ainda ajudar a definir intensidades de competição e prever performances.
Quando Avaliar e controlar?
O controlo de treino deve ser algo inerente ao processo, deve-se ter o máximo de informação reunida. Todos os testes realizados, tempos de series e repetições, registros de frequência cardíaca etc.
Quanto as avaliações e testes a realizar, devemos avaliar as condicionantes que achamos necessárias antes e após a implementação de uma estratégia e ou metodologia de treino para melhorar determinada condicionante. Pode ainda ser realizado perto de uma competição de forma a aferir ritmos para a competição, isto mais em desportos de endurance.
Escolher que variáveis usar e que testes realizar e determinante para que o processo de treino seja o mais direcionado possível para a obtenção dos resultados pretendidos pelo conjunto atleta/treinador. Para alem de ser uma enorme ajuda para definir as zonas de treino adequadas para cada intensidade e tipo de trabalho a realizar.

